Editorial

Vocês vão se deparar com algo, a principio, rasante e meio sem pés no chão. Não se espante com sua reação leitor, afinal essa e a sensação que queremos transmitir com essa busca de temas administrativos em sociedades extintas no tempo. Com descrições interativas queremos por meio deste fazer de curiosos verdadeiros profetas de cultura, que poderão relatar inclusive como os chefes egípcios eram terríveis.
Nossa busca ora minuciosa ora muito simples e clara traz a tona conceitos meio que nunca antes descritos de modo aberto e enfoque teórico administrativo. A equipe abraçou por completo o propósito interativo e simplório das explicações, tornando fácil a transmissão de toda a mensagem.

terça-feira, 17 de março de 2009

Divisão de Trabalhos no Egito Antigo


Quando analisa-se o funcionamento das políticas sociais e trabalhistas que estavam presentes no Egito antigo, nos deparamos com a sensação de já ter visto isso antes ... inclusive em tempos modernos pos revoluções industriais, podendo caracterizar como trabalho compulsório. Clareando a idéia de que estamos cientes de tal conhecimento prévio basta lembrar de Charles Chaplin desbravando roldanas em " Tempos Modernos ". Indo mais a fundo, a divisão de trabalhos no Egito não se traduz diferente e possuía a seguinte idéia de categorias de trabalhadores:livres, servos e escravos. Entretanto vale ressaltar que essa diferença entre homens livres e escravos nem sempre foi tão clara.
Os egípcios tinham a parte economico-social fortemente marcada por um estado burocrático onde a maior parte dos excedentes eram concentrados no poder faraônico e nos templos sagrados. O terceiro milênio do Egito teve uma peculiaridade que foi chamada de " liberdade dos camponeses ", sujeitos a trabalhar somente por contrato. Seria só mais uma semelhança com o mundo moderno ? Enquanto a minoria escrava era exclusivamente de escravos de guerra. Tomando conhecimento de tais medidas nos remete o pensamento de modelos muito contemporâneos que já se revelavam na sociedade egípcia, em nível de organização basta pensar na quantidade de trabalhadores em uma mesmo setor agrícola ou então na construção de um templo, então o controle desse trabalho e evidentemente preciso e severo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger