
Apos uma rápida vasculhada nas estruturas egípcias vamos adentrar o mundo banhado a vinho, o universo da Grécia Antiga. Já poderemos notar noções administrativas indicando os primórdios da idéia comercial, o si tema de trocas e também o uso de moeda.
A vida econômica grega teve, de início, um caráter nitidamente agrícola e subsistência onde cada agregado familiar bastava-se a si mesmo. Explicando: enquanto o homem construía a casa, cultivava a terra, fabricava material bélico, a mulher tratava da vida interior do lar, cozinhando, lavando e costurando roupas.O sistema de trocas, forma primitiva do que viria a ser chamado de comercio - que ate tinha um deus - nos dão conta de acordo com poemas homéricos onde vemos pastores trocarem lãs e leite de seus gados por utensílios que buscam em povoações vizinhas. Tal sistema ainda se mostra muito rudimentar, mas que já anuncia uma mais vasta transformação. Os grandes domínios se extinguem, ou se limitam a um pequeno numero, e a terra, antes abandonada ou coberta por florestas, passa a ser bem aproveitada e em breve o sistema de trocas aperfeicoa-se por tornar-se evidentemente insuficiente.
Muito interessante a Grécia e sua cultura!
ResponderExcluirsaudades amigooo! um beeeeeeeijo GRANDÃO =)
FLaH
Interessante. Quer dizer então que naquela época as pessoas trocavam suas mercadorias até serem criadas moedas com valor comercial. A Administração faz parte das relações desde os primórdios. Sem a administração, seria uma grande confusão.
ResponderExcluirTroco uma vaca por 3 feijões mágicos!
ResponderExcluirEu aceito a vaca...
ResponderExcluirTroco 3 grãos de milho em conserva na vaca e nos feijões e volto uma semente de tomate.
ResponderExcluir