Editorial

Vocês vão se deparar com algo, a principio, rasante e meio sem pés no chão. Não se espante com sua reação leitor, afinal essa e a sensação que queremos transmitir com essa busca de temas administrativos em sociedades extintas no tempo. Com descrições interativas queremos por meio deste fazer de curiosos verdadeiros profetas de cultura, que poderão relatar inclusive como os chefes egípcios eram terríveis.
Nossa busca ora minuciosa ora muito simples e clara traz a tona conceitos meio que nunca antes descritos de modo aberto e enfoque teórico administrativo. A equipe abraçou por completo o propósito interativo e simplório das explicações, tornando fácil a transmissão de toda a mensagem.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Jesus Cristo S.A

Uma grande organização começava a escrever sua historia com o declínio do Império romano. A igreja católica tinha uma administração avassaladora. Quem diria nos anos de 1600 que poderia conseguir algo por si próprio? Com diversos acessórios criados ao longo dos séculos de dominância, responsáveis pela propagação e outorgação da Fé, preservação da doutrina, e a formação de mais lideres, os sacerdotes. Não podemos esquecer que a igreja católica adotou muitas tradições administrativas dos romanos: a administração de territórios, dioceses, províncias e vigário alem da linguagem que os romanos usavam para designar os administradores locais. No terreno político, a administração geográfica dos romanos transformou-se no sistema feudal. A auto-suficiência e a proteção contra as dificuldades da época fortaleceram o sistema e as pessoas que se agregavam ao redor dos senhores feudais que por sua vez, se agregavam ao redor dos soberanos mantinham os alicerces do novo poder. Essa estrutura aliou-se e fortaleceu as tradições administrativas desenvolvidas pelos dominantes anteriores, como hierarquia, disciplina, descentralização de atividades e centralização de comando. Simples e eficiente essa estrutura possibilitou à igreja espalhar-se pelo mundo todo, virtualmente sem concorrência, que só viria aparecer na Reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger