Editorial

Vocês vão se deparar com algo, a principio, rasante e meio sem pés no chão. Não se espante com sua reação leitor, afinal essa e a sensação que queremos transmitir com essa busca de temas administrativos em sociedades extintas no tempo. Com descrições interativas queremos por meio deste fazer de curiosos verdadeiros profetas de cultura, que poderão relatar inclusive como os chefes egípcios eram terríveis.
Nossa busca ora minuciosa ora muito simples e clara traz a tona conceitos meio que nunca antes descritos de modo aberto e enfoque teórico administrativo. A equipe abraçou por completo o propósito interativo e simplório das explicações, tornando fácil a transmissão de toda a mensagem.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Meu chefe agora é Rei !?!?

Por volta de 3000 a.C., já existiu organização no Iraque ! Desenvolveram-se as cidades ou simulação de cidades sumérias com notáveis focos administrativos. A abundância de água levou os primeiros colonizadores da macedônia a colaboração para formar uma “sociedade de irrigação”, constituída de pequenas comunidades auto-suficientes interligadas.
A responsabilidade de coordenar esse esforço coube àquelas que exerciam as funções sacerdotais. Os sarcedotes-reis mandaram construir templos que se transformaram em centros de administração. Nesses centros trabalhavam funcionários que faziam anotações no vasto arquivo de placas de argila que ficou para a posteridade. As placas registram o recebimento, armazenagem e desembolso de produtos. Parece assustador imaginar um sacerdote-rei, alem de sacros ainda eram chefes! Reis! Mas somente com eles no poder a organização suméria pode ter controle dessa urbanização que acompanhava a sociedade de irrigação. Alguns dos reflexos do que era " controlar " para eles:

- Formação de uma classe de dirigentes profissionais, os reis sacerdotes.
- Formação de uma classe de funcionários públicos.
- Invenção de contabilidade primitiva.
- Legislação.
- Estrutura de colaboração e coordenação entre cidades estados.
- Planejamento de longo prazo.
- Administração de grandes projetos de construção.
- Exército profissional especializado.

Os sacerdotes-reis usavam sua parte do excedente que a agricultura irrigada produzia para pegar os servidores do templo e financiar o comércio que trazia de longe os produtos escassos como metais e madeira. Aliados a aritmética e a escrita, os sumérios criaram a administração publica, com seus funcionários e procedimentos burocráticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger